A mamoplastia redutora é uma cirurgia que objetiva diminuir o tamanho e o volume das mamas, sendo indicada quando a mulher sofre alguma alteração na coluna devido ao peso dos seios, ou pela presença de dermatites abaixo dos seios. A cirurgia também pode ser feita por questões estéticas, principalmente quando a mulher não gosta do tamanho de seus seios e sua autoestima é afetada.
As técnicas utilizadas na cirurgia de redução de mama variam de acordo com cada caso, por isso, é necessário analisar a relação conteúdo (glândula mamária) e continente (pele) da mama, fatores como idade, predominância glandular, gordurosa ou mista da mama e a expectativa da paciente. O procedimento dura em média 3 horas e os resultados são imediatamente visíveis.
Riscos da cirurgia redutora de mama
A cirurgia redutora de mama é uma cirurgia considerada segura, entretanto, alguns riscos podem ser associados ao processo como:
- Alteração na sensibilidade dos mamilos
- Contorno e forma das mamas irregulares
- Descoloração da pele, inchaço e hematomas
- Danos em estruturas mais profundas (nervos, vasos sanguíneos, músculos)
- Acúmulo de líquidos (seroma)
Pós-operatório da Cirurgia Redutora de Mama
O pós-operatório consiste na utilização da malha pós-operatória por, no mínimo, 1 mês após a cirurgia. Além disso, a paciente deve ter cuidado ao movimentar os braços no primeiro mês após a cirurgia, evitar esforço físico, e evitar dormir de lado. Cuidados com a higiene do local também são necessários.