A menopausa é um evento fisiológico natural feminino que ocorre por volta dos 50 anos, caracterizada pela suspensão definitiva da menstruação e a interrupção da produção dos hormônios estrogênio e progesterona pelos ovários. 

A relação entre a menopausa e câncer de mama se dá através desses hormônios, isso ocorre, porque a progesterona e o estrogênio são responsáveis por estimular cerca de 60% dos casos de câncer de mama. 

Mesmo que durante a menopausa a produção desses hormônios seja reduzida, isso não significa que a chance do aparecimento do câncer diminui também quando a mulher entra nessa fase. 

A maioria dos casos de câncer de mama são diagnosticados em mulheres com mais de 45 anos, que estão na menopausa, isso se explica devido a fatores como a terapia de reposição hormonal que aumenta as chances do desenvolvimento da doença, além do estilo de vida e predisposição genética.

Por isso, é fundamental ficar alerta e realizar o acompanhamento médico para avaliar cada caso individualmente, entendendo todas as possibilidades de solução para os sintomas da menopausa. 

Além disso, mulheres que estão passando pela menopausa e possuem histórico familiar do câncer de mama, devem:

  • Evitar o uso de cigarro
  • Limitar o consumo de álcool
  • Ingerir vitamina D e cálcio
  • Manter uma dieta saudável
  • Praticar exercícios físicos regularmente

Similar Posts