O câncer de mama é um dos tipos que mais mata as mulheres aqui no Brasil. Muitos desses casos poderiam ter maiores chances de sucesso de tratamento, caso os exames para detectar câncer de mama fossem realizados como forma de prevenção. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura.

Mesmo com muitas informações sendo divulgadas, algumas mulheres deixam de realizar os exames, por medo, por achar que não precisam ou até mesmo por não saberem o que devem fazer. Por isso, confira a seguir quais são os 5 exames que podem detectar o câncer de mama.

Exame clínico do Câncer de Mama

    O exame clínico pode ser realizado por um mastologista ou ginecologista. O exame consiste na análise das mamas, seja apalpando ou através de observação para verificar se existe alguma alteração nas mamas, como nódulos, vermelhidão e secreção.

    Mamografia é um dos principais exames para detectar o câncer de mama

      Um dos exames mais conhecidos e indicado para a detecção precoce do câncer de mama, a mamografia digital é um dos exames mais importantes e que toda mulher precisa fazer. Esse é um tipo de radiografia das mamas realizado em um aparelho que conta com um baixo nível de radiação.

      Para realizar o exame, a mulher coloca o seio em uma base e a mama é comprimida, isso é importante para conseguir detectar possíveis alterações no tecido mamário. Embora muitas mulheres relatem incômodo nesse processo de compressão do seio, podendo ser doloroso para algumas pessoas, o exame é muito importante na detecção precoce do câncer de mama.

      Depois disso, o exame é analisado em uma tela específica de alta resolução em um computador. Devido a alta resolução da imagem, o médico consegue avaliar o tecido mamário e identificar se há alguma alteração e assim, investigar caso seja necessário.

      Ultrassonografia das mamas

        Esse tipo de exame é utilizado como complemento da mamografia para se identificar alguma alteração visível, podendo descartar a suspeita (prinicpalmente em casos de cistos ou nódulos benignos) ou ainda identificar alterações que necessitem de biópsia.

        Ressonância Magnética

          A ressonância magnética das mamas é indicada para fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama e atualmente é indicada para mulheres de alto risco (como aquelas que apresentam mutação genética) e também pode auxiliar aquelas mulheres que apresentam mamas mais densas ou ainda para esclarecimento de dúvidas.

          Esse exame além de ajudar a identificar a doença, também colabora para entender o ral tamanho do tumor e como ele está se desenvolvendo nas mamas. Para a realização do exame, o paciente precisa ficar deitado de barriga para baixo e os seios ficam encaixados em uma plataforma que não os pressiona, para que isso não interfira no resultado dos exames.

          Biópsia/Punção guiada por ultrassom

            Esse é um exame para elucidação de nódulos ou cistos. Assim, é colocada uma agulha que pode ser fina ou grossa no local para que sejam retiradas células ou pequenos fragmentos do tecido para avaliação do patologista. Para passar por esse procedimento, é aplicada uma anestesia local na região e geralmente, não apresenta dor para a paciente. Depois do exame, o material é levado ao laboratório para análise e assim, é possível detectar se é realmente câncer ou não.

            Devo fazer o autoexame de mama?

            O autoexame é muito importante e é por meio dele que muitas mulheres conseguem identificar que algo está errado. Esse autoexame não foca somente em apalpar os seios, mas também na observação em frente a um espelho. Dessa forma, você consegue perceber se há alteração do tamanho, formato, manchas, vermelhidão e secreção.

            Muitas mulheres não sabem como identificar um nódulo apenas apalpando as mamas. Por isso, a consulta com o médico regularmente é fundamental. Muitos exames, como a mamografia, podem ser realizados a partir dos 50 anos, mas os cuidados preventivos podem começar antes, já que existem casos de mulheres que têm câncer de mama mais novas. É muito importante dizer que após um auto exame normal não é possível garantir que está tudo bem, pois a mamografia consegue identificar nódulos ou alterações muito antes de serem palpáveis.

            Similar Posts