O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer que atinge o público feminino. Existem alguns fatores que contribuem para o surgimento da doença, como questões de genética, hereditariedade, uso de hormônios de forma prolongada e também a obesidade.

Pesquisas apontam que a obesidade é um fator preocupante para o desenvolvimento do câncer de mama

Quando as mulheres atingem a menopausa, aquelas que possuem obesidade correm mais risco de desenvolver câncer de mama. De acordo com especialistas, estima-se que mulheres obesas tenham 20% de desenvolver a doença logo após a menopausa quando comparadas com mulheres que não são obesas.

Um estudo realizado em 2003, acompanhou 350 mil mulheres e mostrou que a probabilidade de morte por causa da doença cresce quando ocorre o aumento do índice de massa corpórea.

A relação entre a doença e a obesidade é mais próxima do que as pessoas imaginam. O tecido adiposo produz hormônios e mediadores químicos, quando existe o excesso, isso pode favorecer o surgimento da doença.

Entenda o papel do tecido adiposo para o desenvolvimento do câncer de mama

O tecido adiposo não serve apenas como um depósito de células para armazenar gordura e usar quando for preciso. Ele é formado por diversos tipos celulares e pode produzir hormônios e mediadores químicos e é considerado por muitos como uma segunda glândula.

Um dos hormônios produzidos por esse tecido é o estrógeno e quando existe a obesidade junto com a menopausa, ocorre a produção excessiva desse hormônio. Dessa forma, os tecidos que são sensíveis à ação estrogênica ficam muito mais expostos aos estímulos que são responsáveis pela multiplicação celular.

Além disso, a obesidade também contribui para o aparecimento de resistência à insulina. Devido a isso, ocorre a proliferação e progressão de células malignas.

Obesidade é um fator que influencia em vários tipos de doenças

A obesidade não é um fator de risco somente para o câncer de mama, mas também para outros tipos, como: câncer de cólon, rim, esôfago e endométrio. Além disso, também é um risco para o desenvolvimento de diabetes e hipertensão, ou seja, outros pontos que também podem complicar as condições de uma paciente com câncer de mama.

Sendo assim, um dos principais pontos para evitar a obesidade é manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos, além de manter a consulta com o médico em dia. Dessa forma, é possível prevenir a doença, mas é preciso estar atenta a outros fatores e sempre manter os exames preventivos, para que possa ser diagnosticada a doença desde ainda nos estágio iniciais.

Similar Posts