O câncer de mama é uma doença que consiste no crescimento descontrolado das células da mama, que adquirem características anormais, causadas por uma ou mais mutações no material genético. 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer INCA, em 2018, surgiram 18 milhões de novos casos de câncer de mama, que ocasionaram 2,1 milhões de óbitos. 

Os sinais e os sintomas do câncer podem variar, e muitas mulheres podem não apresentar nenhum deles, no entanto, existem sinais característicos que podem ser uma alerta: 

  • Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
  • Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
  • Vermelhidão ou descamação do mamilo, ou pele da mama;
  • Saída de secreção pelo mamilo;
  • Caroço nas axilas.

A doença pode atingir qualquer pessoa, mas é mais comum em mulheres em idade reprodutiva, a partir dos 40 anos, que podem ter os genes da doença presentes em seu histórico familiar.  

No entanto, fatores como idade, menopausa tardia, ausência de filhos, ingestão de álcool, tabagismo e principalmente a alimentação, podem contribuir para o desenvolvimento da doença, devido ao acúmulo de moléculas cancerígenas em alguns tipos de alimentos, como ultraprocessados, carne vermelha, quando consumida em excesso e alimentos ricos em gordura.                                                                                

Assim, adotar um estilo de vida saudável, com uma rotina de exercícios físicos moderada e uma base nutricional adequada, com alimentos saudáveis, é essencial para evitar o risco de desenvolvimento da doença e alguns tipos alimentos podem influenciar positivamente nesse processo, como: 

  1. Vegetais crucíferos

Esta família de vegetais deriva seu nome de folhas e caules em forma de cruz e inclui couve de Bruxelas, repolho chinês, rúcula, couve, brócolis e couve-flor. São alimentos ricos em cálcio, indóis e isotiocianato, compostos amplamente estudados por suas propriedades de combate ao câncer.

  1. Vegetais roxos

Os vegetais roxos, vermelhos, rosas ou azuis são ricos em antocianinas, substâncias que também atuam como antioxidantes e que protegem o DNA das células contra alterações, além de exercer ação anti-inflamatória e efeitos probióticos no organismo.

Essas substâncias estão presentes em alimentos como repolho roxo, cebola roxa, berinjela, rabanete, beterraba, além de frutas como açaí, framboesa, amora, mirtilo, morango, cereja, uva e ameixa.

  1. Ovos

Os ovos são fonte de proteína, ricos em colina, luteína e zeaxantina, micronutrientes que possuem propriedades anticancerígenas.

  1. Chá-verde  

O chá-verde foi identificado como um ingrediente potencial contra o câncer devido aos seus efeitos antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a prevenir danos às células, causados ​​pelos radicais livres gerados como parte do metabolismo, que podem causar danos genéticos nas células levando ao desenvolvimento do câncer. 

  1. Peixes

Peixes como salmão, sardinha e atum contêm gorduras insaturadas, consideradas boas por proteger a saúde cardiovascular e reduzir o risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer. Essas gorduras são os chamados ômega-3 que combatem e previnem a atividade inflamatória das células.

  1. Soja

Leguminosas como ervilha, lentilha, feijão e soja contêm fitoestrogênios, um conjunto de substâncias que imitam a ação do estrogênio feminino. Os fitoestrogênios diminuem a ação prejudicial do estrogênio natural, que, em excesso, contribui para o desenvolvimento do câncer de mama.

  1. Frutas vermelhas  

Frutas como amora, cranberry, cereja, framboesa e morango são ricos de antocianinas que são pigmentos da classe dos flavonoides. Essas substâncias têm propriedades antioxidantes, ou seja, conseguem combater os danos causados pelos radicais livres, que podem causar mutações no DNA e originar o câncer.

  1. Frutas cítricas

Frutas com abacaxi, acerola, maracujá, laranja, limão e tangerina, ricas em vitamina c, um antioxidante poderoso, que combate os radicais livres e ajuda a diminuir as chances de mutações celulares.

  1. Pimenta

As pimentas vermelhas como chili, dedo-de-moça, malagueta e outras variedades são ricas em capsaicina, que confere o sabor picante. Além disso, essa substância age na destruição de células malignas, ajudando a evitar o câncer de mama.

  1.  Chia

Por ser rica em fibras, a chia ajuda a reduzir a absorção de gordura e evita a formação de substâncias tóxicas no intestino, incluindo moléculas cancerígenas. Além disso, é uma semente rica em ômega-3, um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, prevenindo vários tipos de câncer, inclusive o câncer de mama.

  1.  Linhaça

Assim como a chia, a linhaça dourada e a linhaça marrom oferecem fibras e ômega-3, ajudando a prevenir o câncer de mama e outros tipos de câncer.  Além disso, essas sementes possuem lignana, uma substância que atua diretamente nas células cancerosas.

  1.  Cogumelos

Algumas substâncias derivadas de cogumelos, como polissacarídeos, são conhecidas por suas propriedades antitumorais e imunomoduladoras, devido ao aumento da atividade do sistema imunológico em proteger contra recorrências tumorais.

  1.  Tomate

Além de fornecer fibras e vitamina C, o tomate é uma excelente fonte de licopeno, uma substância antioxidante que contribui para a proteção do material genético celular em relação aos radicais livres.

Similar Posts