A biópsia de mama é um procedimento realizado para conseguir avaliar a suspeita de uma alteração nesse local. A biópsia pode ser solicitada pelo ginecologista, por um mastologista ou profissional médico generalista que normalmente atende na rede básica de saúde pública.
Saiba quando a biópsia de mama é indicada
A biópsia é um exame, que quando solicitado pode ter alguns motivos, como:
- Paciente possui suspeita de alteração nos mamilos, como por exemplo: ondulações na pele, descamação, crostas, secreção mamilar com sangue;
- Quando outros exames como ultrassonografia, mamografia ou ressonância magnética indicam uma suspeita de alteração nas mamas;
- Se paciente possui nódulo ou alteração clínica suspeita na mama.
Quais são os tipos de biópsia de mamas
Esse procedimento é realizado para ter uma amostra do tecido mamário. Para isso, existem alguns tipos de biópsias que podem ser realizadas, e a escolha vai depender da avaliação médica, do tamanho e da localização da anormalidade que foi encontrada. Existem três tipos de biópsias de mama, veja:
1.Biópsia por agulha grossa: O procedimento conta com uma agulha grossa acoplada em um tipo de pistola. Quando ela é ativada, ela recolhe pequenos fragmentos do tecido mamário. Para isso, é necessário que seja feita uma anestesia local.
2.Punção aspirativa por agulha fina: Procedimento parecido com a biópsia por agulha grossa, a diferença é que a agulha utilizada é mais fina. Para realizar o processo, o profissional usa o ultrassom para guiar a agulha e retirar a amostra. No tipo em que é utilizado a agulha grossa, além do ultrassom, pode ser usada a mamografia ou ressonância magnética.
3.Biópsia cirúrgica: É indicada quando é preciso a remoção cirúrgica completa ou parcial do nódulo encontrado. Se preciso for, também pode ser necessário retirar uma pequena parte do tecido mamário circundante.
Existe algum efeito colateral?
Embora seja um processo considerado simples e de baixo risco, a paciente pode sentir alguns efeitos colaterais, como:
- uma pequena alteração na mama;
- hematoma e/ou “inchaço” no local em que a biópsia foi feita;
- dor.
Recuperação depois da biópsia de mama
Os tipos de biópsia que utilizam a agulha, são o tipo que tem a recuperação um pouco mais rápida, além de não necessitar de internação. Sendo assim, a paciente pode voltar para casa no mesmo dia em que foi realizado o exame.
Para a recuperação, é indicado:
- bolsa de gelo para evitar inchaço e aliviar a dor;
- é feito um curativo na região;
- evite praticar exercícios físicos intensos no dia em que foi feito o exame;
- tomar remédio somente com a recomendação médica caso sinta dor.
A biópsia cirúrgica conta com a necessidade de pontos para fechar a abertura que foi realizada. Mas com a recomendação médica, a paciente receberá informações de como cuidar desses pontos quando voltar para casa até a remoção.