Receber o diagnóstico de câncer de mama não é fácil. Por ser uma das doenças mais agressivas e quando não diagnosticada nos estágios iniciais, pode se tornar uma fase muito mais complicada. Além do acompanhamento médico, remédios, rotina de exames e quimioterapia, a mulher precisa lidar com várias mudanças que precisam acontecer e que mudam a sua rotina. 

Dessa forma, contar com uma rede de apoio é mais do que importante, é fundamental para que ela não passe por tudo sozinha.

O que é uma rede de apoio e porque é importante para pessoas com câncer de mama?

Uma rede de apoio é formada por um grupo de pessoas que estão dispostas a ajudar a pessoa sempre que for necessário. Podem ser pessoas da família, amigos, alguém do trabalho, grupo de igreja e etc. O foco é que sejam pessoas próximas à pessoa que está com câncer e que possam ajudá-la sempre. Mas como funciona essa ajuda?

A pessoa que tem câncer de mama precisa passar por tratamentos, que podem ser quimioterapia ou radioterapia, vai depender do que o médico indicar. Esses são tipos de tratamentos que possuem efeitos colaterais, como enjoos, náuseas, indisposição, além da queda de cabelo.

Sendo assim, a rede de apoio pode ajudar acompanhando a pessoa nos dias das sessões de quimioterapia ou para fazer outros exames. Pode ajudar preparando um almoço, lanche ou até mesmo na limpeza da casa.

Rede de apoio com outros pacientes com câncer

Você já assistiu ao filme “A culpa é das estrelas”? Esse romance entre adolescentes acontece quando a personagem principal participa de uma rede de apoio com outras pessoas que também têm câncer.

Atualmente existem lugares que oferecem esse tipo de atendimento, seja em hospitais, igrejas ou ONGs. Caso você não tenha alguém da família ou algum amigo com quem possa desabafar no momento, uma rede de apoio desse tipo também pode ajudar. 

Essa troca de experiências com quem passa ou já passou por esse processo é um aprendizado, além de dar muita força e dicas também de como ocupar a mente durante um período tão complicado.

Quais são os benefícios de contar com uma rede de apoio?

Já foi mencionado alguns benefícios ao longo dos tópicos, mas é importante ressaltar a sua importância e o poder que a rede de apoio possui. Muitas pessoas geralmente acabam se isolando e até mesmo ficando deprimidas por conta do diagnóstico. Mas contar com pessoas que podem te apoiar nesse momento é muito importante. Com a rede de apoio você conta com:

  • Incentivo e positividade;
  • Suporte e acolhimento;
  • Troca de experiências e informações;
  • Orientações e cuidados ao longo do tratamento.

Sendo assim, lembre-se que você não está sozinha nessa luta! A dica é não se isolar e não se entregar para a doença. Atualmente existem diversos tratamentos, mas o apoio, carinho e amor de pessoas próximas ajuda a passar por todo esse processo.

Similar Posts