O câncer de mama em homens é bastante raro, mas ainda pode acontecer. Pessoas do sexo masculino apresentam tecido mamário, assim como as mulheres, o que significa que podem desenvolver neoplasias na região.  Os casos representam 1% do total, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A causa exata do câncer de mama masculino é desconhecida, mas vários fatores de risco podem estar associados ao desenvolvimento da doença. 

Em geral,  homens com histórico familiar de câncer de mama, principalmente em parentes de primeiro grau, correm maior risco de desenvolver a doença.

Mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, conhecidos por aumentar o risco de câncer de câncer de mama e ovário em mulheres além  de aumentar o risco de câncer de pâncreas em homens e mulheres, também aumentam o risco de câncer de mama em homens.

Outros fatores de risco para câncer de mama masculino incluem exposição ao estrogênio, história de exposição à radiação e doença hepática. Certas condições médicas, como a ginecomastia, uma condição que causa o aumento do tecido mamário, também aumenta discretamente o risco de câncer de mama masculino.

Infelizmente, os homens são menos propensos a notar sintomas ou procurar atendimento médico, o que pode resultar em um diagnóstico tardio, proporcionando um avanço acelerado da doença.

Por isso, no texto de hoje, vamos apresentar cinco sintomas comuns que podem indicar o diagnóstico de câncer de mama em homens.

1 – Um nódulo ou inchaço na mama

Um nódulo ou inchaço na mama é o sintoma mais comum de câncer de mama em homens e mulheres. Os homens podem sentir um nódulo duro e indolor sob o mamilo ou aréola. O caroço pode ser pequeno e duro ou uma massa maior e de formato irregular.

2 – Secreção mamilar

A secreção mamilar é outro sintoma de câncer de mama em homens. O secreção pode ser claro, sanguinolento ou leitoso. Os homens podem notar essa secreção em um ou ambos os mamilos.

Essa secreção também pode ser um sinal de uma condição não cancerosa chamada ginecomastia, o desenvolvimento da glândula mamária no homem.

3 – Retração ou inversão do mamilo

A retração ou inversão do mamilo ocorre quando o mamilo se volta para dentro em vez de para fora. Pode parecer um dente ou uma covinha no tecido mamário. Os homens podem notar essa mudança em um ou ambos os mamilos. 

A retração ou inversão do mamilo também pode ser um sinal de câncer de mama ou outras condições da mama.

4 – Alterações na pele da mama

Os homens podem notar alterações na pele da mama, como vermelhidão, descamação ou ondulações. A pele pode parecer enrugada ou como a casca de uma laranja.

Em alguns casos, os homens podem apresentar inchaço ou erupção cutânea na mama. Essas alterações costumam ser um sinal de câncer de mama inflamatório, um tipo raro, mas agressivo, de câncer de mama que requer atenção médica imediata.

5 – Dor ou desconforto na mama

O câncer de mama em homens geralmente é indolor. No entanto, alguns homens podem sentir desconforto ou dor na mama, ou no mamilo. A dor pode ser constante ou ser intermitente. Também pode parecer uma sensação de queimação ou formigamento. 

Dor na mama não significa necessariamente que há câncer, mas ainda assim deve ser avaliada por um médico.

Diagnóstico de câncer de mama em homens

Se um homem apresentar sintomas que sugiram câncer de mama, o médico fará um exame físico e solicitará exames diagnósticos. 

Estes podem incluir uma mamografia, que é um raio-X do tecido mamário, e habitualmente uma biópsia, que envolve a remoção de uma amostra de tecido da mama para exame ao microscópio.

Em alguns casos, exames de imagem adicionais, como ultrassom ou ressonância magnética, podem ser recomendados. Se o câncer de mama for diagnosticado, exames adicionais, como tomografia computadorizada ou cintilografia óssea, podem ser feitos para determinar se o câncer se espalhou para outras partes do corpo.

Tratamento do câncer de mama masculino

O tratamento do câncer de mama masculino depende de vários fatores, incluindo o estágio do câncer, a saúde geral do homem e as preferências pessoais. Os principais tratamentos para o câncer de mama masculino são os mesmos realizados para as mulheres e habitualmente podem ser indicados a cirurgia, a radioterapia, a quimioterapia, a hormonioterapia e eventualmente a terapia alvo.

A cirurgia envolve a remoção do tecido afetado da mama. Na maior parte dos casos, a mastectomia é o tratamento de eleição, que envolve a remoção de toda a mama. As cirurgias que conservam a mama nos homens são infelizmente uma exceção pois na maior parte das vezes a região afetada é a região retroareolar (atrás do mamilo) sendo muito difícil a preservação.

A radioterapia envolve o uso de raios de alta energia para matar as células cancerígenas. É frequentemente usado após a cirurgia para exterminar quaisquer células cancerígenas remanescentes e reduzir o risco de o câncer retornar.

A quimioterapia envolve o uso de drogas para matar células cancerígenas. Pode ser usado antes ou depois da cirurgia, dependendo do estágio do câncer. A quimioterapia pode causar efeitos colaterais, como perda de cabelo, náusea e fadiga.

A terapia hormonal, que envolve o bloqueio ou redução da quantidade de estrogênio no corpo, também pode ser usada para tratar o câncer de mama masculino. Isso ocorre porque a maioria dos cânceres de mama masculinos são receptores hormonais positivos, o que significa que dependem do estrogênio para crescer.

A terapia alvo depende da identificação de marcadores específicos pesquisados no tumor. Caso haja a presença deles como o Her2 há indicação do uso de medicamentos como o trastuzumabe e pertuzumabe.

Prognóstico 

O prognóstico do câncer de mama masculino depende de vários fatores, incluindo o estágio do câncer, a idade do homem e a saúde geral.  Após o tratamento, os homens com câncer de mama precisarão fazer consultas regulares de acompanhamento com seus médicos para monitorar quaisquer sinais de retorno do câncer.

Similar Posts