Os linfonodos são órgãos presentes em diversos lugares no corpo humano e fazem parte do nosso sistema imunológico, atuando na produção de anticorpos. Os linfonodos são responsáveis por filtrar a linfa, líquido transparente, produzido quando o sangue atravessa os vasos capilares e entra no organismo.

A linfa é mais abundante que o sangue e é responsável por eliminar impurezas que as células produzem. Cada grupo de linfonodos é responsável por drenar uma parte do corpo. Aqueles localizados nas axilas, por exemplo, drenam as mamas e os braços.

Os linfonodos axilares em geral não apresentam qualquer alteração relacionada a doenças. No entanto, em casos de câncer de mama, os linfonodos axilares são a primeira fonte de metástase da neoplasia mamária. 

Isso ocorre porque o sistema linfático é um canal de disseminação de alguns tipos de câncer pelo corpo e a mama é repleta de vasos linfáticos, que em vez de transportarem sangue, transportam a linfa até os linfonodos axilares, causando a proliferação da doença para essa região. 

Quanto maior o tamanho do tumor na mama, maior a chance da presença de células cancerígenas nos linfonodos. 

Atualmente, existem exames que indicam a necessidade de retirada dos linfonodos ou não, de acordo com a proliferação das células, o tamanho do tumor e aumento dos gânglios, mas em geral, a remoção dessas estruturas é necessária e pode ser feita de maneiras diferentes. 

Entre os tipos de intervenção , podemos citar a biópsia do tumor sentinela e a dissecção dos linfonodos.

Similar Posts