As mamas são consideradas um símbolo de feminilidade para inúmeras mulheres, o que exige cautela e extremo cuidado para qualquer procedimento que seja feito na região.

Obter bons resultados ao optar por colocar uma prótese de silicone exige um trabalho minucioso, feito por um profissional capacitado para tal. Tendo em vista os diversos tipos de prótese de silicone disponíveis, muitas mulheres acabam ficando na dúvida de qual a melhor opção, especialmente quando realizam a mastectomia total.

Pensando nisso, reunimos aqui as principais informações acerca dos diferentes tipos de prótese de silicone. Confira!

Quais os tipos de prótese de silicone?

O primeiro ponto a ser esclarecido a respeito do assunto é que apenas o médico responsável pela cirurgia deve definir, junto à paciente, o melhor tipo de prótese para aquele caso específico.

Para chegar a essa resposta, o profissional realiza uma avaliação, levando em conta as expectativas da paciente com seus aspectos físicos e possibilidades, onde as características de cada pessoa influenciarão diretamente na escolha.

Assim, ele consegue sugerir o tipo de prótese ideal para cada paciente, assim como o volume adequado para o melhor resultado possível.

Entre os diferentes tipos de próteses, é possível destacar três:

1.    Prótese de silicone cônica

A prótese de silicone cônica deixa os seios mais projetados para frente, garantindo mais proeminência aos mamilos. Esse modelo é mais indicado para pacientes com tórax mais estreito.

2.    Prótese de silicone redonda

A prótese redonda garante uma aparência mais arredondada e volumosa, sendo o mais utilizado nos centros cirúrgicos. Sendo bastante versátil, é bastante indicada para pessoas com tórax proporcional.

3.    Prótese de silicone anatômica ou em gota

O desenvolvimento desse tipo de prótese teve como objetivo deixar um efeito mais natural e anatômico nas mamas. Isso porque o formato simula o formato real, sendo ela a mais indicada para pacientes que buscam realizar a reconstrução mamária após a mastectomia.

Além disso, o perfil da prótese de silicone também deve ser levado em consideração antes da escolha final. Afinal, é ele que irá garantir o aspecto final do resultado, podendo ser mais natural ou artificial.

Mais uma vez, o médico responsável irá indicar a melhor opção para que você possa ter um bom resultado, alinhado com as suas expectativas e de acordo com as suas características físicas e biotipo.

De forma geral, os aspectos a serem analisados são:

●     biótipo;

●     estrutura corporal;

●     distância entre tronco e quadril;

●     altura;

●     estrutura óssea;

●     proporção do tórax;

●     formação original da mama.

Os perfis da prótese de silicone podem ser: baixo, moderado, alto ou super alto.

Tipos de prótese de silicone: tem validade?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não há uma data pré-estabelecida para a validade dos diferentes tipos de prótese de silicone, apesar de elas apresentarem sim uma vida útil.

De forma geral, as próteses mais antigas, como as do início dos anos 2000, apresentavam uma validade de cerca de dez anos. Isso devido a sua composição, que era com um líquido mais aquoso, o que o tornava mais suscetível ao rompimento.

Entretanto, com o avanço das tecnologias e desenvolvimento de novos tipos de prótese de silicone, os modelos mais novos possuem uma validade superior. Por terem uma textura mais firme e resistente na superfície e um silicone mais gelatinoso, estima-se que esses tipos durem por 20 anos ou até mais.

A melhor forma de saber se está na hora ou não de trocar a próteses de silicone é manter um acompanhamento periódico ao médico para fazer as devidas avaliações e verificar se está tudo bem.

A ação do tempo, a perda e ganho de peso e outros fatores podem acabar impactando na sua durabilidade, por isso a importância do acompanhamento médico.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhá-lo com algum amigo ou familiar que precisa saber um pouco mais sobre os tipos de prótese de silicone.

Similar Posts