Diagnósticos mais comuns associados à mastologia

Mastalgia ou dores nas mamas

Mastalgia é o termo médico para dores nas mamas. Esse é o sintoma mais comum nas visitas ao mastologista, e nem sempre está relacionado a doenças. A associação de mastalgia com o câncer de mama é muito raro.

Câncer de Mama

O câncer ocorre quando células do tecido mamário começam a se multiplicar de maneira desordenada e excessiva, formando um tumor que pode ficar restrito à mama ou se espalhar para outros tecidos.

Mastites ou inflamações das mamas

A mastite é uma infeção da glândula mamária. Ë bastante comum durante a amamentação, quando os ductos de leite podem ficar obstruídos, mas podem aparecer em qualquer fase da vida da mulher e eventualmente do homem. O tratamento depende bastante da causa mas na maior parte das vezes é feita com antibióticos.

Biópsias na mama e suas indicações

Biópsia é o nome que se dá ao procedimento para investigar uma lesão mamária. Ela pode ser cirurgia (cirurgia para diagnóstico) ou percutânea (quando a biópsia é feita por exame clínico ou exame de imagem). O principal motivo de uma biópsia é se determinar se o achado é benigno ou maligno e o patologista consegue diferenciar identificando ou não células células cancerígenas no tecido retirado.

Tumores benignos

Os tumores benignos são diversos nódulos que podem aparecer na mama e normalmente serão apenas acompanhados. Eventualmente podem ser confundidos com os nódulos cancerígenos e as vezes uma biópsia, seja cirurgia ou percutânea é necessária.

O que são linfonodos?

São gânglios que servem basicamente como defesa do nosso organismo pois dentro de cada um deles são identificados células de defesa que podem produzir anticorpos. Quando uma infeção está presente estes linfonodos aumentam de tamanho para combater a infeção. O câncer de mama tem uma tendência a se espalhar pelos linfonodos e por isso eles são tão importantes no tratamento da doença.

O que significa exame de rastreamento?

O exame de rastreamento é o que chamamos de prevenção secundária. Eles servem para identificar a presença de uma doença antes que sintomas apareçam. Um exame de rastreamento consegue detectar portanto a doença em estágio inicial e desta maneira ajuda a aumentar as chances de cura.